EntornoSaúde

Secretaria de Saúde instala tenda no Cais para atender pacientes com suspeita de dengue em Valparaíso

O local deve receber cerca de 300 atendimentos diariamente 

O Governo de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), instalou nesta quinta-feira (01) uma tenda na operação contra a dengue, na área externa do Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais), no bairro Valparaizo II. 

Esta é a primeira estrutura criada fora dos ambientes internos dos hospitais de urgência e postos de saúde e irá atender exclusivamente pacientes valparaisenses com suspeitas de dengue. A tenda funciona todos os dias, das 07h às 19h. 

Cerca de 300 pessoas podem ser examinadas diariamente no local, que conta com dois médicos e enfermeiros. A instalação disponibiliza testes rápidos de exame de sangue, que possibilita a contagem de plaquetas para a identificação de eventuais agravamentos. 

“Nossa gestão trabalha para sempre atender bem a nossa população, por isso criamos essa tenda, para receber os casos suspeitos da dengue, intensificando os nossos esforços para garantir o rápido e eficaz atendimento”, afirmou o prefeito Pábio Mossoró. 

Combate ao Aedes aegypti 

Desde que os casos se expandiram em todo o país, os Agentes Comunitários de Saúde percorrem diariamente vias de todo o município, orientando a população e vistoriando possíveis focos, realizando visitas domiciliares com o objetivo de identificar e eliminar os criadouros do mosquito. 

“Sabemos que esse período chuvoso é crítico, mas estamos na luta, e quero agradecer o empenho, dedicação, comprometimento e certamente, a participação popular nas ações de combate ao Aedes aegypt, é um dos principais eixos do nosso programa de controle para evitar o surgimento de novos casos”, enfatizou Mossoró. 

Ao longo da campanha de combate ao Aedes aegypti, os agentes públicos colocarão em prática medidas de prevenção, ações conscientizadoras e a realização de visitas às residências, além de palestras em escolas públicas, limpeza de terrenos baldios e pontos de acúmulo de lixo, onde possam conter possíveis focos do mosquito.  

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do secretário Neomar Camelo e do superintendente de Saúde, Paulo Cesar, trabalha diariamente sabendo da importância da orientação dos cidadãos para evitar a proliferação do Aedes e acende um sinal de alerta contando com a cooperação de todos para vencer essa batalha. 

Com informações da Prefeitura de Valparaíso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *