EntornoPolíticaSaúdeSocial

Mutirão Opera Luziânia utiliza técnica moderna para tratamento de varizes 

Diariamente, cerca de 200 pacientes são submetidos a este tratamento 

Com estrutura montada no Ginásio de Esportes do Parque Estrela Dalva II, a segunda edição do mutirão de cirurgias Opera Luziânia já realizou mais de 3 mil consultas, exames pré-operatórios e tratamento de varizes. 

Este último procedimento é realizado por meio de escleroterapia ecoguiada com espuma, que consiste na aplicação de uma substância esclerosante chamada de polidocanol, que elimina o sangue acumulado e fecha a veia dilatada. 

Depois da consulta com médico angiologista e de exame de ultrassonografia com doppler colorido, cerca de 200 pacientes são submetidos ao tratamento diariamente no mutirão. 

Dona Marina Oliveira, que passou pelo procedimento, afirma que apesar do desconforto na hora do tratamento, já sente melhora nos sintomas. “Sei que depois da próxima aplicação vou ficar totalmente recuperada, sem dores e inchaços nas pernas”. 

O secretário de Saúde, Gonçalo Henrique, explicou a necessidade das meias de compressão no pós-tratamento. “Sem o uso das meias, o tratamento é ineficaz. E por ter um custo um pouco elevado, a Prefeitura faz a doação das meias a todos os pacientes”.  

O mutirão tem cronograma até a primeira quinzena de dezembro e previsão de realizar mais de 9 mil procedimentos cirúrgicos (oftalmológicos e eletivos), que serão realizados no Hospital Municipal do Jardim Ingá. 

Com informações da Prefeitura de Luziânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *