EducaçãoPolíticaSocial

Lei de autoria do deputado Ricardo Vale que amplia acesso a universidades para estudantes de baixa renda é aprovada na CLDF 

O texto prevê a reserva de, pelo menos, 1/5 das cotas para estudantes da rede pública aos alunos com renda per capita de até dois salários-mínimos 

Na última terça-feira (27), o projeto de lei nº 212/2023, de autoria do deputado e vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, Ricardo Vale, foi aprovada e encaminhada para a sanção do governador Ibaneis Rocha. 

A proposta defende a ampliação do acesso à universidade para estudantes de baixa renda, por meio da alteração da Lei nº 3.361, de 15 de junho de 2004, que estabelece reserva de vagas nas universidades e faculdades públicas do DF.  

O texto prevê a reserva de, pelo menos, 1/5 das cotas para estudantes da rede pública aos alunos com renda per capita de até dois salários-mínimos. Desse modo, uma parte das cotas é destinada aos indivíduos com maior vulnerabilidade financeira. 

De acordo com o parlamentar, a atual política de cotas cumpre, em parte, com o papel de garantir a democratização do ensino superior, porém, é preciso fazer um recorte para garantir oportunidade também às famílias mais pobres. 

Nas redes sociais, os internautas elogiaram a atuação do distrital e agradeceram a defesa dos direitos. “Muito Obrigado por olhar com tanto carinho para nós, estudantes do DF”, escreveu Guilherme Menezes. 

Por: Eduarda Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *