EntornoSaúdeSocial

Pedir pizza, hambúrguer ou açaí no 190 é uma “senha” para denunciar violência doméstica 

Somente no primeiro semestre de 2022, foram registrados 699 casos de feminicídio no Brasil 

De acordo com dados publicados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil apresentou número alarmante de feminicídio no ano passado. Somente no primeiro semestre, foram 699 casos registrados – o que representa uma média de quatro mulheres mortas por dia. 

Diante disso, para maior segurança das vítimas, surgiu uma nova forma de denúncia. Ligar para o 190 e pedir pizza, hambúrguer ou açaí, é um código para que os profissionais de segurança pública identifiquem que aquela mulher está sofrendo algum tipo de violência. 

O Governo de Novo Gama tem elaborado ações para auxiliar na identificação dos casos e garantir segurança às mulheres, bem como a Sala Lilás – recém-inaugurada, que objetiva diminuir a violência contra mulheres, oferecendo auxílio psicólogo e jurídico às vítimas. 

A criação desse espaço é uma garantia de liberdade. O prefeito de Novo Gama, em conjunto com a Secretaria da Mulher, se dedica a preparar o ambiente, capacitar o servidor e priorizar esse atendimento às vítimas, a fim de trazer mais segurança, dignidade e qualidade de vida para essas mulheres. 

O local funcionará de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h, no prédio da Secretária da Mulher e Diversidade, o mesmo prédio da Secretária da Promoção Social. 

Por: Romário Rocha 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *