PolíticaSocial

GDF garante emissão gratuita de documentos às pessoas em situação de vulnerabilidade social até 12 de maio 

Os documentos serão distribuídos, das 08h às 17h, em cartórios de registro civil, enquanto as emissões serão realizadas nos centros Pop do Plano Piloto e de Taguatinga 

A Abertura da Semana Nacional do Registro Civil aconteceu nesta segunda-feira (08) e contou com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. A solenidade deu início ao mutirão de emissão de documentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Entre os dias 08 e 12 de maio servidores de todo o País participarão da ação que objetiva garantir a inclusão social por meio da emissão de documentos, de forma gratuita. No DF, os documentos serão distribuídos, das 08h às 17h, em cartórios de registro civil, enquanto os centros Pop do Plano Piloto e de Taguatinga vão emitir os documentos.   

A iniciativa demonstra o olhar sensível do governo em relação à garantia de direitos e cidadania plena, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à certidão de nascimento – documento essencial para a garantia dos direitos básicos e a inclusão na sociedade. 

“Estou muito feliz em apoiar essa ação tão importante, que contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É gratificante saber que o mutirão vai beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade, dando a elas a oportunidade de ter acesso aos seus direitos básicos”, comentou Ibaneis Rocha. 

Em redes sociais, Ítalo Miranda elogiou o líder do executivo pelo cuidado com a comunidade. “Governador, o seu olhar com a população do DF é um olhar de pai para filho, o senhor sempre se mostrou muito preocupado em ajudar aqueles que mais necessitam de ajuda”. 

Segundo dados do IPEDF, no DF há cerca de três mil pessoas vivendo em situação de rua. Desse total, 37,6% disseram não possuir o documento, mas que tiveram em algum momento da vida. São essas pessoas que a Semana do Registro Civil vai atender com a emissão gratuita da Certidão de Nascimento. 

Por: Eduarda Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *