EntornoPolíticaSocial

Dra Zeli entrega Comenda Berenice Artiaga, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, à secretária de Educação, professora Rudilene

Uma servidora da limpeza pública também recebeu a homenagem. “São mulheres exemplares que dedicam a vida a servir a nossa cidade”, enfatizou a parlamentar

Berenice Teixeira Artiaga foi a primeira mulher a se eleger deputada estadual no Brasil, em 1951, na 2ª Legislatura da Assembleia goiana. A mais alta honraria da Casa foi concedida às mulheres que tem se destacado em diversos setores no estado, ao representar as mais variadas áreas: política, jurídica, social, educacional, religiosa, militar, entre outras. As homenageadas foram indicadas por 39 dos 41 parlamentares com cadeira na Assembleia.

A deputada Dra. Zeli homenageou duas mulheres que se destacaram na cidade de Valparaíso de Goiás pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Rudilene Alves, secretária de Educação de Valparaíso e a servidora pública Maria Rodrigues foram às homenageadas pela parlamentar representante do Entorno do DF.

“A devoção e o cumprimento de vocês com o nosso município tem feito a diferença na vida das pessoas. São mulheres exemplares que dedicam a vida a servir a nossa cidade”, enfatizou a deputada.

Rudilene Alves – servidora que comanda a pasta da Educação na gestão do prefeito Pábio – tem obtido alto desempenho administrativo nas unidades de ensino que administra. “É o reconhecimento a um grande trabalho. Educação é prioridade, funciona e tem excelentes indicadores. Nossa homenagem pública à secretária Rudilene”, enfatizou a deputada Dra Zeli.

Quem foi Berenice Teixeira Artiaga?

Nascida no dia 29 de janeiro de 1916, em Santa Cruz de Goiás, e falecida em 8 de maio de 2012, Berenice Teixeira foi professora e funcionária pública. Em 1959 foi nomeada tabeliã, por concurso público, no 4º Tabelionato de Notas, em Goiânia, lugar em que ficou até 1962. A partir de 1966 assumiu a assessoria fazendária da Prefeitura do Distrito Federal.

Na política, Berenice Artiaga chegou ao Parlamento na 2ª Legislatura (1951-1955), incluída na chapa do PSD, após o assassinato do esposo, Getulino Artiaga, no município de Nova Aurora.

Reeleita para a 3ª Legislatura (1955-1959), Berenice compôs a Mesa Diretora, ao ocupar a 1ª Secretaria (1956-1957); e a 4ª Secretaria (1958-1959).

Por: Julliana Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *