EntornoSaúde

Núcleo de Endemias de Novo Gama alerta à população para cuidados com escorpiões no município

Uma das ações que os ACEs realizam é a entrega de panfletos, com orientações e dicas de prevenção contra os aracnídeos

De acordo com o Ministério da Saúde, os escorpiões são predominantes nas zonas tropicais e subtropicais do mundo, com maior incidência nos meses em que ocorre aumento de temperatura e umidade.

Importante destacar que uma das espécies mais perigosas presentes no Brasil é o Escorpião-amarelo, contendo o maior potencial de gravidade do envenenamento e pela expansão de distribuição geográfica no País, facilitada pela fácil adaptação ao meio urbano.

Com objetivo de diminuir a incidência de escorpiões no município, a Prefeitura de Novo Gama, por meio do Núcleo de Endemias, realiza ações preventivas e atende por solicitações em diversos bairros. 

Durante as visitas, os agentes distribuem panfletos com orientações e dicas de prevenção contra os escorpiões. Confira a seguir:

– Não passe veneno, pois não funciona contra os aracnídeos;

– Tampe os ralos com telas e quaisquer buracos não utilizados na residência;

– Não acumule lixo no quintal;

– Denuncie vizinhos que tenham lixo acumulado;

– Deixe berço e cama desencostadas da parede;

– Mantenha a grama do quintal aparada;

– Use luvas de proteção ao organizar armários;

– Ensine aos filhos que devemos manter distância de alguns animais e insetos;

A picada do escorpião é bastante dolorida e não causa inchaço. Se a criança apresentar muita dor e você não tiver visto o que picou, leve imediatamente à unidade de saúde mais próxima.

Nunca utilize álcool no local da picada, apenas lave com água em abundância e coloque gelo. Lembre-se, caso você ou algum familiar tenha sido picado, há necessidade de fazer um exame prévio para depois ser aplicada a sorologia.

A coordenadora do Núcleo de Endemias, Márcia da Silva, explica como funciona o trabalho da unidade. “Aqui no município fazemos a coleta noturna, conforme vão chegando as denúncias, pois é um trabalho de capturas, não podemos colocar veneno, então é bem complexo. A equipe captura vivo para levar ao Lacen em Goiânia, para a retirada do soro antiescorpiônico”.

Para agendar uma visita entre o contato com o número (61) 9 9430-1242, informe o endereço, telefone e nome do morador; assim que as informações forem enviadas a equipe agendará o dia e horário para realizar o atendimento.

Por: Eduarda Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *