EducaçãoEntornoPolítica

Rudilene Nobre, uma das secretárias de Educação mais bem avaliadas de Goiás, conquista parcerias e se consolida como forte pré-candidata à Prefeitura de Valparaíso

A cidade goiana que é referência de gestão e desenvolvimento econômico no Estado pode ter a terceira mulher no comando do Poder Executivo e provar que a força feminina ganhou definitivamente o seu espaço na política valparaisense

Frente à Secretaria de Educação desde o ano de 2017, a professora Rudilene Alves de Farias Nobre tem desempenhado um excelente trabalho na pasta e já declarou publicamente ser pré-candidata à Prefeitura de Valparaíso de Goiás, nas eleições deste ano de 2024. No cenário atual, há de se enxergar que a gestão do prefeito Pábio Mossoró (MDB) será difícil de ser substituída, devido ao elevado nível de competência do atual gestor e Rudilene mostra a sua forte liderança entre muitos partidos e apoiadores.

A sua capacidade profissional foi percebida por todos os gestores, professores e servidores do município de Valparaíso por sua postura sempre correta e muito competente. A professora é inteligente e uma grande articuladora, tendo se destacado como peça-chave em várias campanhas políticas. No momento, caminha para o seu 8° ano consecutivo no cargo de confiança de titular da SME. De acordo com algumas lideranças da política da capital Goiânia, a chefe da SME é uma das melhores do setor em Goiás.

Com conduta íntegra e parceira, sua maior missão sempre foi demonstrada longe dos holofotes da vaidade e seu compromisso é diariamente confirmado. Por não medir esforços em ofertar educação de qualidade, este trabalho sério tem impulsionado a fazer muito mais história em Valparaíso. Precisamente, uma rede municipal recebida com 45 unidades e 19 mil alunos foi maciçamente alavancada para 57 unidades escolares e mais de 27 mil alunos matriculados. De longe, nota-se que não é qualquer um que consegue tamanhos resultados competentes.

É evidente que o trabalho da secretária não está ligado a apenas colocar crianças e jovens dentro de uma sala de aula. O compromisso desta mulher é responsável por assegurar infraestrutura de prédios escolares, alimentação de qualidade para os discentes, material pedagógico, acompanhamento através de assessoria pedagógica, além de disponibilizar uma equipe com uma meta convergente: levar todos os dias dignidade para quem ensina e para quem aprende.

Quem é Rudilene Nobre

Rudilene Alves de Farias Nobre, casada, católica e mãe de três filhos. Nascida em Desterro, uma cidadezinha do interior da Paraíba. Filha de Seu Pedro e Dona Helena e a mais velha de sete irmãos teve assim, a função de ajudar a cuidar e educar todos os irmãos que iam nascendo. Com uma infância muito humilde, desde pequena já mostrava seu interesse em ensinar, sendo sempre uma das melhores alunas da escola. Dentro de suas condições simples, juntava vários amiguinhos e os irmãos e os ensinava as letrinhas e os números, escrevendo com pedaço de carvão nos tijolos, brincando ali de escolinha.

Ainda nova, através de muita luta, surgiu a oportunidade de sair daquela pequena cidade do interior junto com toda sua família, e em 1984, o rumo foi Brasília (DF).Chegando no Planalto Central, o mundo da Educação adentrou a vida daquela criança que adorava ensinar para os amigos e os irmãos. Rudilene sempre foi cria das escolas públicas. Estudou por algum tempo na Asa Norte, e após seu pai decidir mudar para um pequeno bairro de Goiás, o Céu Azul, seus estudos foram direcionados para o então interior goiano.

Aqui, nessa mudança, o rumo da professora começou a ser traçado. Recém chegada em Valparaíso, onde ainda era um município de Luziânia, também estudou em escolas públicas, e ao completar 17 anos em 1990, muito nova ainda, Rudilene foi aprovada no concurso público para o magistério. Participou ativamente da emancipação da cidade de Valparaíso de Goiás, e nessa cidade acolhedora, ela escolheu construir sua vida pessoal e profissional, sendo moradora fiel há mais de 35 anos.

Servidora pública há mais de 33 anos, hoje ela tem um currículo invejável. É pedagoga, pós-graduada em Gestão Escolar, em Psicopedagogia, Mídias e Tecnologias da Educação, pela Puc – RJ, em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade, pela UNB, atualmente cursa Psicologia pela Faculdade Anhanguera/Valparaíso, e é a vice-presidente da UNDIME-GO, representando Valparaíso de Goiás em nível nacional. Em sua jornada profissional, atuou na Escola Municipal Céu Azul como professora, coordenadora pedagógica, diretora escolar e, posteriormente, foi diretora pedagógica na Secretaria de Educação.

Em 2017 foi nomeada secretária de Educação. Todo esse trabalho nasceu apenas da vontade de deixar aos munícipes de Valparaíso uma pasta organizada e capaz de atingir positivamente as famílias que são usuárias dos serviços da Educação. Então é certo que para continuar na crescente de uma cidade promissora, é necessário ter na gestão uma pessoa competente, compromissada, responsável e com bagagem política, administrativa e técnica para gerir uma cidade; além de ter um histórico extremamente transparente, trazendo segurança para os eleitores de Valparaíso. Certamente, é um excelente nome à sucessão de Mossoró.

Texto: William Mattos

Foto: Arquivo da SME

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *