EntornoPolíticaSocial

Entorno do DF ganha duas unidades da Defensoria Pública de Goiás em menos de 1 ano 

Além de Valparaíso e Luziânia, há projeto de instalar a unidade em Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto

A secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, celebrou a democratização do acesso à justiça na região por meio de mais uma unidade da Defensoria Pública do Estado (DPE-GO) em Luziânia. 

 “O cidadão do Entorno terá acesso gratuito à justiça. Só neste governo isso foi possível”, afirmou Fleury, durante participação na Rádio Sucesso News, no quadro “Viva O Entorno”, na manhã desta sexta-feira (12). 

O convidado da semana, no programa apresentado por Henrique Chaves, foi Tiago Gregório Fernandes, defensor público-geral do Estado de Goiás. De acordo com Fernandes, além de Luziânia, Valparaíso de Goiás também conta com uma unidade da Defensoria. 

“A política pública de acesso à justiça realizada pela DPE é capaz de transformar vidas das pessoas em situação de vulnerabilidade. Chegamos com muita intensidade!”, destacou o defensor público, agradecendo o trabalho conjunto pela garantia dos direitos com a SEDF-GO. 

A emissão de certidões de nascimento, identidade, teste de paternidade e processo de pensão alimentícia são alguns dos atendimentos e serviços prestados de forma gratuita pelas unidades, que contam com nove defensorias especializadas nas diversas áreas do direito.  

Para Caroline, isso garante “o mínimo da dignidade para que a pessoa deixe de ser invisível à sociedade e a Defensoria vem com toda estrutura dando esse suporte e tratando o cidadão da forma que ele merece ser atendido”. 

Na oportunidade, a secretária relatou que é um desejo do governador Ronaldo Caiado orientar as ações no sentido de romper o ciclo da pobreza e promover o desenvolvimento da região e, por isso, não teve dúvidas em selar essa parceria com a DPE-GO.  

“Para se ter uma ideia, tem gente que não pode se vacinar por falta de certidão de nascimento, e a gente não sabe que isso existe. A Defensoria põe nosso pé no chão, puxa a responsabilidade em saber que temos muito o que fazer”, assinalou. 

Novas unidades 

Segundo a secretária, foi feito um planejamento junto à DPE/GO para atendimento imediato à população do entorno. Além de Valparaíso e Luziânia, há projeto de instalar a unidade em Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto. 

O adensamento populacional e o índice de vulnerabilidade social foram os critérios legais atendidos para a escolha das cidades, de acordo com o defensor. Com essas duas unidades no entorno, o cidadão não precisa mais ir à Brasília ou à Goiânia porque ele tem acesso ao serviço na própria região. 

Com informações da Secretaria do Entorno do DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *