Cultura e Lazer

Mais de 3 mil pessoas vão à Praça do Cruzeiro para acompanhar eclipse solar

Evento promovido pelo GDF em parceria com o Clube de Astronomia distribui óculos e equipamentos para a população acompanhar o fenômeno natural 

Neste sábado (14) mais de três mil pessoas estiveram na Praça do Cruzeiro, no Eixo Monumental para observar o eclipse solar, que teve o seu ápice às 16h45 – momento em que a Lua se alinhou entre o Sol e a Terra.

O Planetário de Brasília, equipamento público vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF), em parceria com o Clube de Astronomia de Brasília, distribuiu gratuitamente 800 óculos com filtro solar aos moradores. 

Além disso, alguns telescópios foram espalhados pela praça para que os presentes pudessem apreciar o fenômeno com segurança. O morador de Santo Antônio do Descoberto, Izaias Sousa, chegou cedo com a família e aguardou com expectativa o momento do eclipse. 

 “Eu sempre fui fã de astronomia e vim em busca dos óculos, pois nas lojas os com filtro fator 14, estavam esgotados. Hoje, é uma honra estar aqui, quero parabenizar o GDF pela iniciativa de distribuir o equipamento e nos proporcionar esse momento único”, afirmou. 

O despertar para a ciência foi justamente o objetivo da observação do eclipse solar, destacado pelo secretário da Secti, Gustavo Amaral. “É permitir a popularização da ciência. O evento superou todas as minhas expectativas; os óculos esgotaram rapidamente”. 

De acordo com estudiosos, o próximo eclipse anular, que poderá ser visto no Brasil, ocorrerá em 06 de fevereiro de 2027. No entanto, apenas no Chuí, no extremo sul do país, será possível visualizar o fenômeno. 

Com informações da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *