SaúdeSocial

Castração gratuita de cães e gatos vai até 18 de agosto 

Fique atento às orientações na hora de levar seu bichinho; novas inscrições abrem no início de setembro 

Em 18 de agosto encerram as cirurgias de castração dos animais de tutores contemplados na lista divulgada, no dia 1º deste mês, pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema-DF). 

O programa de castração tem vagas contínuas, disponíveis nas últimas quarta e quinta-feira do mês. Para se inscrever, é necessário que o responsável faça o cadastro no Agenda DF, sendo possível cadastrar apenas dois animais por CPF. 

“A importância da castração é prevenir as doenças como câncer de próstata e mama, além de aumentar o tempo de vida dos pets e diminuir a quantidade de animais abandonados”, elucidou a subsecretária de Proteção Animal, Edilene Dias Cerqueira. 

De acordo com a secretaria, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro novas vagas estarão abertas para o cadastro, com cirurgias a serem realizadas no mês de setembro. “É bom ficar atento, pois as vagas encerram rápido”, acrescenta Edilene. 

Para realizar o cadastro é preciso um documento com foto e um comprovante de residência. Após o agendamento, é importante acessar o site da clínica para ver questões como jejum do animalzinho e as preparações pré e pós-operatórias. 

Orientações para a cirurgia 

Os animais passam por uma anestesia geral. Em caso de animais idosos ou com focinhos mais achatados, é necessária uma avaliação médica para ver se é viável a anestesia inalatória. Em alguns casos, o procedimento anestésico terá que ser custeado pelo tutor. 

Para a realização da cirurgia, é obrigatória a apresentação do comprovante de agendamento de cada animal, além do documento de identificação com foto do tutor e comprovante de endereço, provando ser morador do Distrito Federal.  

O horário de atendimento na clínica é por chegada, sendo aconselhável que o tutor tenha o dia disponível só para esta finalidade, além de levar os animais com focinheira ou, no caso de felinos, nas caixas de transporte apropriadas para evitar fugas ou acidentes. 

Ainda referente à cirurgia, em caso de óbito do animal o tutor tem a opção de pedir um laudo necroscópico, que é obrigatoriamente custeado pela clínica. 

Pesquisa populacional 

A Subsecretaria de Proteção Animal lançou a Pesquisa Populacional de Cães e Gatos. Segundo dados levantados, dos 3.010.881 habitantes do DF, 60% possuem animais domésticos. Das casas entrevistadas, 41,9% têm cachorros e 11,1% têm gatos. 

“A participação da população no preenchimento da pesquisa é fundamental para verificar a realidade quantitativa, em especial dos animais não castrados, a fim de elaborarmos políticas ideais para o controle populacional dos animais”, pontua a subsecretária. 

Para participar da pesquisa, acesse o link pesquisa populacional de cães e gatos ou aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo. 

Com informações da Agência Brasília

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *