Social

Com 85% de famílias regularizadas, DF é a unidade da Federação que mais atualiza Cadastro Único 

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, esse número é o resultado das medidas adotadas ao longo do ano passado 

A campanha do Governo Federal para atualização do Cadastro Único foi um sucesso em diversas regiões, e – até o momento – Brasília tem liderado o ranking. De acordo com dados publicados pela Secretaria Nacional de Renda e Cidadania, o DF foi a unidade da Federação que mais atualizou o CadÚnico até fevereiro deste ano.  

Atualmente, há aproximadamente 340 mil famílias cadastradas na plataforma. Desse total, cerca de 289 mil atualizaram o cadastro até a data divulgada. Ou seja, 85% das famílias inscritas estão em conformidade com as regras da ferramenta que dá acesso à diversos programas federais, como o Bolsa Família, Morar Bem e ID Jovem.  

“Esse número é o resultado das medidas adotadas ao longo do ano passado, somado às parcerias firmadas, mas, principalmente, do esforço concentrado de cada um dos nossos servidores”, comemorou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. 

Em seguida aparecem Acre, Piauí, Amazonas e Amapá, com 83%, 83%, 82% e 81% das famílias atualizadas – respectivamente. O estado com menor adesão à campanha de atualização é Roraima, com 65%. Importante ressaltar que 50% desse total se encontra em situação de extrema pobreza – o que significa cerca de 66 mil pessoas. 

Atendimento retomado 

Com a chegada da pandemia a atualização dos cadastros se tornou um grande obstáculo para o governo federal. O trabalho foi retomado após diminuição dos casos de Coronavírus e a normalização das atividades.  

Somente no mês passado, foram registradas mais de 11 mil atualizações cadastrais. A secretária da pasta explica que, de forma gradativa, as demandas têm sido atendidas, tendo em visa que por decorrência da covid-19 os trabalhos se acumularam. 

“Passada a pior fase da disseminação da doença, a intenção é que os procedimentos de revisão e averiguação, obrigatórios aos cadastrados, sigam as datas naturais estabelecidas pelo governo federal”, pontuou a secretária. 

De acordo com Ana Marra, a equipe decidiu adotar um planejamento estratégico para acelerar a atualização dos cadastros nos locais que apresentam maiores demandas: Confira a seguir as medidas de destaque: 

  • A operacionalização de acordo entre o BRB e a Sedes para agilizar o agendamento das famílias para as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras); 
  • A reestruturação do quadro de pessoal – são mais de mil nomeações de novos servidores da carreira de assistência social; 
  • A ampliação da carga horária dos servidores de 30 para 40 horas e a abertura de quatro unidades – duas novas do Cras no Sol Nascente e no Recanto das Emas; 
  • A reabertura do Cras Samambaia Expansão e de um centro de referência especializado de assistência social (Creas) em São Sebastião; 

O cidadão que tiver interesse em participar do Cadastro Único deve comparecer ao CRAS, ou a uma das unidades Na Hora. As entrevistas devem ser solicitadas pelo telefone 156, opção 1, ou pelo site https://www.sedes.df.gov.br/agendaratendimento/. As vagas são disponibilizadas diariamente de forma dinâmica, conforme a capacidade operacional das unidades de atendimento. 

As orientações referentes a data, horário e local de atendimento serão fornecidas após a confirmação do agendamento por meio de contato telefônico. Importante ressaltar que as famílias cadastradas devem atualizar o Cadastro Único sempre que houver alteração nos dados ou no prazo máximo de 24 meses, contados da última atualização.  

Por: Eduarda Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *