Política

Governo Lula derruba primeiro sigilo de 100 anos de Bolsonaro: confira o que será divulgado

A revisão é relativa à lista de pessoas que visitaram a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro no Palácio do Alvorada

Nesta quarta-feira (11), o Governo Lula derrubou o primeiro decreto de sigilo de 100 anos imposto durante a gestão de Jair Bolsonaro. A revisão é relativa à lista de pessoas que visitaram a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro no Palácio do Alvorada, em pedido de informação feito pelo jornal Estado de São Paulo.

A lista contém 565 registros de entrada na residência oficial e abrange o período de dezembro de 2021 a dezembro de 2022. Entre os visitantes estão uma cabeleireira, pastor e “personal stlyist”. Seus registros aparecem no controle da porta principal e a de serviço do Alvorada.

A informação sobre quem foi visitar a então primeira-dama havia sido requerida durante o governo Bolsonaro com base na Lei de Acesso à Informação (LAI). Na época, o pedido foi negado sob alegação de que era um dado pessoal protegido por 100 anos.

A quebra de sigilos foi uma das promessas de campanha do presidente Lula (PT), que afirmava a necessidade de “abrir a caixa preta” de Bolsonaro. Após tomar posse, Lula delegou à Controladoria Geral da União a tarefa de avaliar quais decretos poderiam ser revogados.

A lista de visitantes de Michelle foi liberada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) antes mesmo da CGU concluir trabalho de revisão.

Fotografia por alfribeiro

Com informações do OHoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *