EntornoSaúde

Núcleo de Endemias realiza campanha de coleta de caramujos em Novo Gama

No município, foram instaladas 10 bombonas para coleta dos moluscos

Durante o período chuvoso, se tornou comum o aparecimento de Caramujos Africanos no município; por esse motivo, o Núcleo de Endemias de Novo Gama deu início à campanha de coleta dos moluscos.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás, o Caramujo Gigante Africano (achatina fulica) é um molusco originário da África, que foi introduzido ilegalmente no país e representa risco para a saúde pública, pois pode transmitir algumas verminoses ao ser humano.

A coordenadora da Funasa, Márcia da Silva, explica que a ação visa conscientizar a população sobre a importância da coleta e os perigos que os caramujos podem oferecer a vida dos moradores locais.

“O Caramujo Africano pode trazer algumas doenças entre elas as verminoses. É importante informar que o sal de cozinha não é indicado para eliminação dos moluscos. Por isso, os ACE’s estão passando nas residências para explicar sobre o manejo; usar luvas, colocar em um saco e descartar nessas bobonas, para que, posteriormente, a equipe recolha e faça a correta eliminação”.

Segundo a equipe da Vigilância, foram instaladas bombonas em 10 postos de saúde para a coleta dos caramujos no município. Veja a lista a seguir:

Mont Serrat

Equipe 10

Equipe 06

Equipe 1/2

Equipe 04

Vila União

Vila Zequinha

Residencial Paraíso

Vale das Andorinhas

Posto Dona Milu.

Alguns cuidados que evitam a proliferação do Caramujo Africano:

– Evite lixo e entulho nos quintais

– Mantenha a grama bem podada e realize a capinação periódica do mato;

– Cuide das hortas domésticas;

– Lave bem os alimentos e, de preferência, utilize algum sanitizante (imersão dos alimentos em hipoclorito de sódio a 1% por meia hora);

Em caso de dúvida, ligue para o número (61) 3628-2988, procure um dos postos de saúde mencionados acima ou o Núcleo de Endemias, que fica localizado na avenida do Pedregal, rua 03, lote 02 – Parque Estrela Dalva V.

Por: Eduarda Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *